No Dia Mundial do Meio Ambiente, veja os famosos que lutam pela causa
5 de junho de 2018
O que é luz pulsada
19 de junho de 2018

Acne ou Rosácea? Qual o problema de pele do goleiro Alisson?

Na primeira coletiva que o goleiro Alisson, da seleção brasileira, deu em Soshi (Rússia), não foram suas jogadas ou perspectivas para a Copa do Mundo de Futebol que chamaram a atenção, e sim as marcas avermelhadas em sua pele, principalmente em seu nariz e bochechas. O que será que Alisson tem?

Quando questionado pelos jornalistas, ele respondeu “Não me incomoda, não! Estou na puberdade. Faz parte”, respondeu o jogador de 25 anos. Mas não é isso que os especialistas pensam.

Acne ou rosácea?

Vendo as imagens as doenças de pele que mais se assemelham à manifestação na pele de Alisson são a rosácea e a acne, dois quadros que podem ser bastante confundidos. Mesmo o médico especialista pode ter dificuldade e confundir os dois:

Acne Rosácea
Sintomas Causa lesões diferentes entre si: pápulas, pústulas e até cistos com pus, além de apresentar vermelhidão apenas perto da lesão Nem sempre apresenta pústulas, só em casos de grau mais avançado. No entanto, costuma avermelhar bastante a pele
Gatilhos É muito mais uma questão hormonal do que a relação com estresse, alimentação ou ambiente Costuma ser ativada por situações de estresse, mudanças de temperatura ou mesmo alimentação e ingestão de álcool
Tratamento É tratada com retinoides, antibióticos de vez em quando e há a possibilidade do uso de isotretinoína, medicamento que interrompe a acne São usados antibióticos imunomoduladores (como a aminociclina e tetraciclina), hidratantes e sabonetes neutros para limpeza da pele

No entanto, existem diferenças entre os quadros:

Então, o que Alisson tem?

Dadas as características acima, acredita-se que Alisson possua mesmo rosácea. Considerando a vermelhidão da pele e que ele está sob estresse e foi a um lugar com uma temperatura ambiente bem diferente do que ele está acostumado.

A parte boa é que a rosácea dificilmente deixa lesões, apesar de ser uma condição que pede cuidado constante. Para não haver piora, é preciso o uso de medicamentos específicos e hidratação e proteção da pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat